Proposta Pedagógica

A nossa Proposta Pedagógica a seguir apresentada, sintetiza os nossos valores educacionais para o período que vai da Educação Infantil e 1° ao 5° Ano do Ensino Fundamental.

Uma Escolaridade em Ciclos

O trabalho com a Prática Construtivista nos permitiu observar que as conquistas mais importantes do período escolar ocorrem num processo que não respeita os limites das séries ou do ano letivo, e que são muitas as adaptações que se fazem necessárias para responder às necessidades e possibilidades de cada faixa etária. Isso determinou que a nossa escolaridade fosse dividida em ciclos.

Em cada ciclo (períodos de 2 ou 3 anos), o ensino se organiza a partir de um planejamento específico e um sistema de avaliação que considera ritmos individuais distintos. A aprendizagem adquirida em cada um desses períodos é mantida, efetivada e aprofundada nos ciclos posteriores.

Ciclo Idade Classe

1 a 2 ½ anos

Ninho
Ciclo 1 2 ½ a 5 anos Grupo 1, Grupo 2 e Grupo 3
Ciclo 2 6 a 8 anos 1°, 2° e 3° ano

Ciclo 3 9 e 10 anos 4° e 5° ano

Comunicação no Processo Educativo

Agenda escolar

Informações sobre o dia-a-dia e a rotina escolar

Informativos mensais

Documentos de trabalho para que os pais possam acompanhar a aprendizagem de seus filhos. (Educação Infantil)

Informativos trimestrais

Documentos de trabalho para que os pais possam acompanhar a aprendizagem de seus filhos. (Ensino Fundamental)

Reuniões pedagógica com os pais

Análise dos aprendizados específicos de cada série.

Reuniões individuais

Solicitadas pela escola ou pelos pais.

Relatórios semestrais para pré-escola.

Avaliação do desenvolvimento do aluno frente aos aprendizados do semestre (Educação Infantil).

Boletins no Ensino Fundamental

Avaliação trimestral individual dos alunos (Ensino Fundamental).

Escola Inclusiva

Desde 1996 somos uma escola inclusiva, atendendo alunos com necessidades especiais, com currículo adaptado, respeitando a legislação quanto ao número de alunos admitidos dentro de cada ano da escolaridade, realizando um trabalho em parceria com os demais profissionais que atendem o aluno.