Escola do Boqueirão

CONSTRUTIVISTA
VOCÊ SABE O QUE É?

Construtivismo

A concepção construtivista de ensino e aprendizagem se estrutura a partir de uma explicação global, articulada e coerente de como os alunos aprendem em situações educativas escolares, e de como os professores podem contribuir para que seus alunos aprendam mais e melhor. De acordo com essa concepção, quanto mais conteúdos os alunos aprendem e quanto mais significativamente os aprendem, melhor.

A aprendizagem significativa desses conteúdos contribui para que os alunos assumam crítica e construtivamente as rédeas de seu próprio destino e do destino da sociedade da qual são parte.

A educação escolar cumpre múltiplas funções, entre outras, a de ser um instrumento para ajudar as novas gerações a se desenvolverem e socializarem. Através dela, a sociedade se esforça em colocar ao alcance das novas gerações os saberes culturais, cuja assimilação, aprendizagem e domínio são fundamentais para que possam chegar a desenvolver-se como cidadãos.

Na concepção construtivista, o aluno é o responsável último por sua aprendizagem. Porém, reconhece-se que o aluno não constrói o conhecimento sozinho, mas com outros e graças a outros.

O aluno está imerso em um meio cultural e o professor é o guia que o ajuda a explorá-lo, reconstrui-lo e a situar-se nele. Por isso, para a concepção construtivista aprender não é só construir, mas também compartilhar.