A nossa Proposta Pedagógica a seguir apresentada, sintetiza os nossos valores educacionais para o período que vai da Educação Infantil e 1° ao 5° Ano do Ensino Fundamental.
O trabalho com a Prática Construtivista nos permitiu observar que as conquistas mais importantes do período escolar ocorrem num processo que não respeita os limites das séries ou do ano letivo, e que são muitas as adaptações que se fazem necessárias para responder às necessidades e possibilidades de cada faixa etária. Isso determinou que a nossa escolaridade fosse dividida em ciclos.
Em cada ciclo (períodos de 2 ou 3 anos), o ensino se organiza a partir de um planejamento específico e um sistema de avaliação que considera ritmos individuais distintos. A aprendizagem adquirida em cada um desses períodos é mantida, efetivada e aprofundada nos ciclos posteriores.
Ciclo | Idade | Classe |
1 a 2 ½ anos |
Ninho | |
Ciclo 1 | 2 ½ a 5 anos | Grupo 1, Grupo 2 e Grupo 3 |
Ciclo 2 | 6 a 8 anos | 1°, 2° e 3° ano | Ciclo 3 | 9 e 10 anos | 4° e 5° ano |
Informações sobre o dia-a-dia e a rotina escolar
Documentos de trabalho para que os pais possam acompanhar a aprendizagem de seus filhos. (Educação Infantil)
Documentos de trabalho para que os pais possam acompanhar a aprendizagem de seus filhos. (Ensino Fundamental)
Análise dos aprendizados específicos de cada série.
Solicitadas pela escola ou pelos pais.
Avaliação do desenvolvimento do aluno frente aos aprendizados do semestre (Educação Infantil).
Avaliação trimestral individual dos alunos (Ensino Fundamental).
Desde 1996 somos uma escola inclusiva, atendendo alunos com necessidades especiais, com currículo adaptado, respeitando a legislação quanto ao número de alunos admitidos dentro de cada ano da escolaridade, realizando um trabalho em parceria com os demais profissionais que atendem o aluno.