A Escola do Boqueirão convida você a conhecer seu projeto pedagógico baseado na concepção construtivista, a qual considera que a principal função da educação é promover o desenvolvimento integral da criança, proporcionando uma experiência rica de oportunidades para a atividade pessoal construtiva.

Projeto Pedagógico

A concepção construtivista de ensino/aprendizagem com a qual trabalhamos implica a construção de estratégias didáticas variadas, que conjugam diversas formas de intervenção pedagógica com as necessidades dos alunos, ou seja, não há uma única maneira ou método ideal para ensinar, ao contrário, há múltiplas maneiras de ajudar os alunos a construírem o seu conhecimento.

O fator decisivo, em nosso trabalho, é a importância que se dá à atividade mental construtiva do aluno (e não mecânica, repetitiva) na realização das aprendizagens escolares.

Dentro desta abordagem priorizamos a tríade:

ALUNOCONHECIMENTOPROFESSOR

Onde os saberes que as crianças trazem antes de freqüentar a escola são valorizados e acrescidos de novos conhecimentos.

Todas as aprendizagens devem ser significativas ao aluno, isto é, deverão saber o porquê do aprender e onde utilizarão o saber fora dos bancos escolares.

O trabalho com a diversidade nos comprova que crianças com a mesma faixa etária aprendem em momentos e formas diferentes, por isso nossas salas respeitam o ritmo de cada criança, adequando os desafios de cada proposta às necessidades de cada aluno.

Concluindo, a avaliação também tem seu diferencial, pois ela é indissociável do processo educativo e tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo.

O erro é tido como parte do processo de aprendizagem, não o negamos, justificamos ou evitamos por meio de punições, mas sim problematizamos, transformando-o em uma situação de aprendizagem.

Há uma preocupação com o ensino da Arte Visual, onde incentivamos desde pequenos, aprender a educar o olhar e perceber nas obras de grandes produtores, informações que enriqueçam as suas.