Escola do Boqueirão

VOCÊ SABE O QUE É?

Ciclos

[ Ninho | Ciclo 1 | Ciclo 2 | Ciclo 3 ]

No Ciclo 3, com o 4° e 5° ano, os conteúdos escolares passam a ser definidos pelas áreas de conhecimento a que pertencem: Língua portuguesa, Matemática, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Inglês, Artes, Informática e Educação Física.

Neste Ciclo (entre 9 e 10 anos), ocorre no pensamento das crianças uma mudança qualitativa que amplia suas possibilidades de análise e reflexão, permitindo que comecem a identificar e coordenar alguns aspectos das áreas que compõem o currículo e dando-lhes condições de ampliar a compreensão dos conteúdos que lhes são apresentados, através do estabelecimento de um grande número de relações.

Ao mesmo tempo, a postura de estudante, que vem sendo desenvolvida desde que entram na escola, passa a ser administrada com mais autonomia e organização, tanto em relação a determinados procedimentos, como agendar, resumir, fazer anotações de aula, revisar etc. Em relação a atitudes frente aos compromissos escolares, ou como cumprir prazos, realizar estudos, cuidar do material, expor e respeitar ideais. Por outro lado, também surgem, ao longo do Ciclo, novos interesses, que não são propriamente escolares e muitas vezes interferem na dinâmica de trabalho.

O professor tem um papel fundamental nesse momento, realizando uma tutoria desses processos que ocorrem simultaneamente e que requerem uma adaptação do ritmo e características individuas às especificidades de cada área, e também do trabalho que está sendo desenvolvido, para garantir a qualidade e a constância das produções dos alunos.