Escola do Boqueirão

VOCÊ SABE O QUE É?

Ciclos

[ Ninho | Ciclo 1 | Ciclo 2 | Ciclo 3 ]

O Ciclo 1 tem a duração de 3 anos. Durante este período a criança elabora o necessário afastamento da família nos momentos em que fica na escola, estabelecendo vínculos de confiança com as professoras e descobrindo as possibilidades de interação com outras crianças. Participando da rotina da classe, o aluno aprende a ser um entre outros, num grupo de trabalho e convivência. Como a criança pequena ainda necessita de cuidados permanentes, nosso trabalho está organizado como um espaço de suplementação e ampliação do espaço familiar, sem perder a especificidade do trabalho pedagógico.

Grupo 1

Durante os 3 anos deste Ciclo (Grupo 1, Grupo 2 e Grupo 3), as crianças têm uma rotina de atividades que as coloca diariamente, através da mediação do professor, em contato com os limites de trabalho e convívio escolar: o que pode e o que não pode ser feito a cada momento, em cada atividade, na relação com seus pares e com seu professor, com crianças de outras classes e outros adultos da escola. Nessa rotina, as situações de aprendizagem acontecem tanto em sala de aula como durante os períodos diários em que brincam no parque e jogam na quadra, nas visitas semanais a biblioteca ou em outros espaços da escola que colaboram para o bom andamento das atividades.Clique no Aconteceu no Ciclo 1 para ver cenas do cotidiano de nossos alunos.

O quê e como se ensina no Ciclo 1

As atividades de rotina nas classes deste Ciclo envolvem conteúdos de Língua Portuguesa oral e escrita, Artes, Matemática, Conhecimentos das Ciências Experimentais e Sociais, e temas de educação para a saúde e para a qualidade de vida social.

No aprendizado da Língua Portuguesa, enquanto conversam, ouvem e fazem relatos, escutando as leituras de contos e poesias que aprendem a recitar, as crianças se desenvolvem como usuários da língua e se iniciam como “leitores” de bons modelos literários.

À medida que os alunos crescem, as relações com a língua escrita se ampliam e as atividades de escrita se multiplicam nos planejamentos de classe. É também durante as conversas, relatos e as leituras realizadas pelo professor, e também durante as atividades de leitura de imagens, observação e experimentação, que as crianças se aproximam de outros conteúdos como aqueles relacionados à vida em sociedade e ao funcionamento da natureza. A linguagem Matemática entra nas classes pela da língua materna através de eventos cotidianos: leitura do calendário, jogos que envolvem contagens e pequenas operações de soma e subtração.As atividades de Artes visuais são cotidianas. São propostas onde o fazer artístico da criança que dá seus primeiros passos é estimulado, ao mesmo tempo em que se inicia um aprendizado sobre os instrumentos e condições para a produção em Arte. Ao lado das atividades de produção, acontecem as situações que procuram ampliar o repertório de imagens visuais, através da apreciação de trabalhos de outras crianças e de obras de artistas consagrados; atividades estas de educação do olhar.

A aproximação de qualidade à linguagem musical ocorrem dentro de dois encaminhamentos: durante atividades diversas, quando ouvem músicas de repertório variado (música popular ou erudita) selecionado pela professora; nas atividades de apreciação e reprodução de determinadas pautas musicais, a partir da escuta atenta e do canto. Em meio às atividades que as crianças realizam fora da sala de aula, estão aquelas orientadas para o desenvolvimento da qualidade das ações motoras/corporais nos contextos lúdicos. São jogos com regras simples, brincadeiras coletivas envolvendo cordas, bolas etc., e circuitos de caminhos e obstáculos que divertem e colocam desafios corporais para as crianças.

O Período de Adaptação

O período de adaptação é definido de forma a não mistificar a situação escolar.

Embora as crianças estejam acompanhadas por um adulto da família durante todo o período em que estiverem se adaptando à escola, desde o início entram em contato com as principais características deste novo espaço: um espaço de convívio e trabalho não compartilhado com os pais e sim com outras crianças e outros adultos.
Como são muitos os aspectos da vida escolar a ser aprendidos pela criança, organizamos um horário diferenciado (gradativo) para a primeira semana, período em que é acompanhado por um adulto da família. Esse encaminhamento comum a todas as crianças do Ninho e Grupo 1 (1 e 3 anos) é adaptado às necessidades pessoais das crianças que ingressam nas outras séries do Ciclo.

Família na Escola

Desde o Ciclo 1 trabalhamos no sentido de aproximar as famílias de nossos alunos dos processos de aprendizagem vividos na escola.

No Grupo 1, são os avós os convidados a vir à escola, conversar e ensinar para os pequenos, brincadeiras, histórias, cantigas, apreciadas no seu tempo de infância. No Grupo 2 é a vez dos pais virem contar sobre seus hobbies mostrando, quando possível, instrumentos utilizados no hobby. Já no Grupo 3 os pais contam curiosidades sobre suas profissões, sempre que possível nos levando ao local de trabalho.

Tendo esta concepção de ensino, a fundamentação de um trabalho pedagógico, o que o difere de um berçário. No entanto, priorizamos os cuidados maternais necessários para esta fase do desenvolvimento.